Startup de ex-pesquisadores da USP faz automatização de veículos

Empresa investe em soluções de sensores e algoritmos para uso na agricultura e indústria

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn1Print this pageEmail

Segundo o doutor em Ciência da Computação pela USP, Patrick Yuri Shinzato, a tecnologia de automação de veículos tem sido utilizada para utilização em logística de indústrias e conceitos da área já são aplicados no agronegócio.

Formado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos (ICMC) da USP, ele é um dos fundadores da startup 3DSoft. A empresa atua na automação de veículos das empresas parceiras. Shinzato explica que um dos projetos atuais é desenvolver um protótipo agregador de sensores e algoritmo para desempenho de funções de mapeamento, localização e percepção.

Para ele, o Brasil ainda necessita debater e regulamentar os testes dos veículos autônomos em situações de trânsito real. Na ausência da lei, a atuação da tecnologia ainda se restringe aos locais de propriedade privada.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.