Spintrônica busca maior eficiência energética de eletrônicos

Área de pesquisa da física ainda em pesquisa básica utiliza propriedade do elétron que economiza energia

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Em entrevista ao Jornal da USP, o professor do Instituto de Física da USP Luis Gregório Dias explica que o spin é uma propriedade do elétron, orientando uma direção, assim como a agulha de uma bússola. Hoje, a indústria de dispositivos eletrônicos se utiliza da carga elétrica, outra propriedade do elétron, mas ainda não aproveita o spin.

O desafio do ramo de pesquisa, esclarece o professor, é conseguir controlar e manipular essa propriedade e utilizá-la em materiais eletrônicos. Ele compara a eficiência gerada por futuro sucesso do spin ao uso do transistor em rádio nos anos 1940. O uso da spintrônica pode trazer um novo paradigma para o consumo de energia por dispositivos eletrônicos.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados