Sociedade de Pediatria lança campanha contra uso de drogas

Campanha contra o uso de álcool e drogas na infância e adolescência será lançada neste sábado (2)

 30/06/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 15/08/2016 as 15:02

20160630_julho_brancoA Sociedade de Pediatria de São Paulo lança, no próximo dia 2, uma campanha permanente de prevenção e combate ao álcool e às drogas na infância e adolescência. Batizada de “Julho Branco”, a campanha tem como slogan a frase Com consciência, sem drogas.

Estudo piloto realizado no Hospital Universitário da USP, entre os pacientes, dá bem uma ideia da situação: 43,5% são usuários do álcool; 34,5% fazem uso do tabaco; a maconha tem a preferência de 27,5%; enquanto o crack é a opção de 11,5% dos participantes dessa pesquisa.

O pediatra João Paulo Lotufo, coordenador do Grupo de Trabalho de Combate ao Uso de Drogas por Crianças e Adolescentes da Sociedade de Pediatria de São Paulo, admite que o problema é grave e culpa a permissividade na educação pela atual situação. “A experimentação de drogas”, diz, “está sendo muito precoce, o que aumenta as chances de dependência”.

De acordo com o médico, o uso do álcool, assim como o de outras drogas, tem, muitas vezes, seu início dentro de casa, e não fora. Para piorar o quadro, as empresas de bebidas não têm qualquer escrúpulo em estimular o jovem a beber cada vez mais, por meio da propaganda, seja em que horário for.

Lotufo não tem dúvidas em afirmar que “o único fator que diminui a experimentação da droga e do álcool é a discussão do assunto em casa”.

Ele falou à jornalista Marcia Avanza, nesta entrevista que você acompanha a seguir.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.