Sobretaxa dos EUA para importação de aço e alumínio é “perigosa”

Professores do Departamento de Direito Internacional da USP reagem à medida recente do governo norte-americano

 21/03/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

A decisão do governo dos EUA de impor taxas para a importação de aço e alumínio ao País é duramente criticada por especialistas da Universidade de São Paulo.

Para o professor Alberto do Amaral Júnior, da Faculdade de Direito (FD) da USP, a sobretaxa determinada pelo governo de Donald Trump é “atitude beligerante, que provoca uma guerra comercial”. Amaral lembra que “o Brasil será extremamente prejudicado, porque é o segundo maior exportador de aço para os EUA, depois do Canadá”.

Já para Maristela Basso, também professora do Departamento de Direito Internacional da FD, “o presidente Trump inaugurou uma fase de negação de uma ordem global comercial civilizada que nós lutamos muito para ter”. A especialista afirma que “fora dessa ordem, nós vamos novamente à desordem e parece que é isso que o presidente Trump, de forma irresponsável, está tentando fazer”.

Acompanhe as análises ouvindo acima a íntegra da reportagem.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.