Situação econômica mundial é favorável para investimentos no País

Para professor da USP, presidente Temer tem o desafio de convencer líderes do Fórum Econômico Mundial

 22/01/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

Nesta terça feira (23), tem início a 48ª edição do Fórum Econômico Mundial, em Davos, um encontro anual que reúne os atuais líderes da economia global. Entre eles, estarão presentes mais de 70 chefes de Estado e 1.900 empresários, ministros, presidentes de Bancos Centrais, diretores do FMI e outros executivos. O tema será Criar um Futuro Compartilhado em um Mundo Fraturado, e, pela primeira vez em quatro anos, um chefe de Estado brasileiro participará do debate.

O professor da FEA/USP, Fernando Botelho, diz que os investidores internacionais acompanham a situação econômica do Brasil com atenção. A economia mundial está em um momento muito favorável para aplicações devido à baixa taxa de juros. Para que o Brasil atinja todo seu potencial, necessita estar em ordem com as contas públicas e criar condições para que o investidor externo tenha interesse em aplicar seu dinheiro no País.

Botelho explica que os problemas econômicos do Brasil são essencialmente domésticos, não há adversidade na economia mundial que justifique a crise brasileira. Para ele, o principal objetivo do presidente Michel Temer deve ser convencer o fórum de que a Reforma na Previdência acontecerá ainda este ano. O governo divulgou, nesta segunda feira (22), que o rombo da Previdência subiu para R$ 268,8 bilhões, novo recorde. Sem equilíbrio fiscal no cenário, será difícil que o Brasil receba investimentos.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.