Sistema eletrônico consegue imitar atividade do cérebro humano

Dispositivo trabalha com condutores iônicos e passou em teste de capacidade de aprendizado

27/06/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 28/06/2017 as 11:09

Logo da Rádio USP

O professor do Instituto de Física do campus da USP de São Carlos (IFSC), Gregório Faria, explica que nosso cérebro funciona a partir de condução de íons para processar informações. Em sua pesquisa, ele buscou reproduzir o mecanismo das sinapses humanas nas conduções iônicas, e os testes indicaram que o sistema desenvolvido tem a capacidade de aprendizado.

Foto: Pixabay/GDJ

Esse dispositivo, um computador neuromórfico, faz parte de grande iniciativa da ciência em aprimorar a computação, que está chegando ao seu limite. O professor explica que o dilema dessa ciência hoje é a capacidade que possui em dobrar os transistores, utilizados de forma mais veloz que o aprimoramento do processamento. É na superação dessa barreira que as pesquisas da área vem se desenvolvendo.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.