Serviço de Geriatria do HC atende 3.500 pacientes

Diretor enfatiza o desafio de enfrentar a diversidade de situações nessa fase da vida

 20/04/2018 - Publicado há 6 anos

jorusp

O Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP foi criado em 1982 e atua no aspecto assistencial e educacional para promover o envelhecimento saudável da população, tanto na atenção básica à saúde do idoso quanto na de grande complexidade aos pacientes em estado crítico. São realizados também atendimentos ambulatoriais em 11 clínicas especializadas. O doutor Wilson Jacobi Filho, professor de Geriatria da Faculdade de Medicina e diretor do Serviço de Geriatria, falou sobre os avanços no serviço prestado no HC.

Foto: Pedro Ventura/ Agência Brasília

“O envelhecimento nos dá como característica principal uma grande diversidade de situações, onde pessoas de mesma idade podem ser encontradas”, comenta o médico. Ele explica que, na faixa etária dos 80 anos, há indivíduos que estão participando de atividades esportivas ou mesmo se preparando para uma competição, mas há também pessoas que estão acamadas e impossibilitadas de exercer qualquer tipo de atividade. Por isso, o olhar de quem cuida de idosos deve ser diversificado tanto quanto essas possibilidades.

Sobre o Serviço de Geriatria, o especialista explica que uma das características do HC é ser um hospital-escola, pois, além de ter seu componente assistencial de alta capacidade em todas as áreas, é também um ambiente para formar profissionais na área médica e nas áreas conexas à medicina, com a necessidade do desenvolvimento da pesquisa: “Sairão profissionais muito competentes porque nós criamos um ambiente de assistência que tem como objetivos ensino e pesquisa”, declara o professor. Cada um dos pacientes entra para um banco de dados que permite mostrar a eficiência de cada método. Atualmente, há aproximadamente 3.500 pacientes atendidos regularmente no Hospital das Clínicas.

Para mais informações acesse o site do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas.

Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.