Semana de Arte e Cultura da USP terá mais de 150 atividades para o público em geral

De 19 a 26 de setembro, professores, alunos e funcionários dos campi da capital e do interior oferecem atividades artísticas e culturais gratuitas

16/09/2016 - Publicado há 8 anos

Leia a matéria abaixo e ouça a seguir a entrevista da chefe da Divisão de Ação Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, Margarete Ramos, sobre a 21ª Semana de Arte e Cultura, concedida à repórter Simone Lemos, da Rádio USP FM (93,7 MHz).

logo_radiousp790px

Na Semana de Arte e Cultura, uma sala do IAG vai reproduzir o escritório do ex-diretor do instituto, Abrahão de Moraes – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A 21ª Semana de Arte e Cultura da USP, que ocorre entre os dias 19 e 26 de setembro, traz para os campi da Universidade, em São Paulo e no interior, mais de 150 atividades de diversas áreas artísticas e culturais. Organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, o evento é gratuito e apresenta ao público projetos de alunos, professores e funcionários das várias unidades da USP.

A chefe da Divisão de Ação Cultural da PRCEU, Margarete Ramos, destaca a variedade das atividades, que englobam mostras fotográficas, espetáculos de dança, teatro, corais, shows musicais com bandas, visitas guiadas aos museus da USP, oficinas e exibições de filmes, entre outras. Algumas dessas atividades são pontuais, com dias e horários definidos, e outras se estendem ao longo de toda a semana. “O período da Semana de Arte e Cultura já está consolidado na agenda da comunidade tanto interna quanto externa da USP, e durante esse período cadastramos as atividades propostas pelas unidades no site da PRCEU”, explica Margarete.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Os professores Eder Molina e Yara Marangoni, do IAG – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Alguns exemplos dessa variedade vêm de unidades como o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, que participa do evento com as atividades A Beleza da Geometria nos Mosaicos Árabes (22 de setembro, das 14 às 17 horas), A Geometria das Mandalas (23 de setembro, das 14 às 17 horas) e Concertos de Computação Musical (22 de setembro, das 19 às 22 horas), entre outros programas, mostrando algumas aplicações da área de exatas às artes. Há também atividades de entidades ligadas à USP, como a Mostra 100 Paulo Emilio, do Cinema da USP Paulo Emilio (Cinusp), que ocorre ao longo de todo o mês de setembro, em celebração ao centenário do crítico de cinema, e que também foi incorporada à semana. Além disso, Margarete ressalta que, mesmo no Museu Paulista, cujo prédio, no bairro do Ipiranga, está fechado para restauração, serão realizadas atividades, entre elas uma palestra-concerto sobre a história do violão no Brasil, no dia 24 de setembro.

No Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, os professores Yara Marangoni e Eder Molina prepararam uma exposição para apresentar um pouco da história do instituto e mostrar ao público itens raros do acervo do IAG. “Na edição do ano passado, fizemos uma apresentação audiovisual, e a professora Yara sugeriu que fizéssemos alguma coisa também este ano, mas algo que remetesse à história do IAG, pois o instituto completa 70 anos em 2016”, diz Molina.

Partindo dessa ideia, os professores passaram a buscar artigos como fotos em chapa de vidro da construção da antiga sede do IAG, no bairro da Água Funda, em São Paulo, e livros antigos, como uma edição de 1686 do livro Principia Mathematica, em que o cientista inglês Isaac Newton (1643-1727) descreve a lei da gravitação universal. “Vamos montar um ambiente similar ao do escritório do ex-diretor do IAG Abrahão de Moraes nos anos 60, com a mobília antiga da época, os livros, uma carta que Einstein escreveu para ele, e assim contar a história do instituto e mostrar coisas a que o público não tem acesso”, explica a professora Yara. Além desse ambiente, que será montado na sala 202 do IAG, no corredor do prédio serão expostas impressões das fotos históricas do instituto, ao lado de pinturas feitas por seus funcionários. A exposição ainda está sendo montada e não tem ainda horários estipulados, mas permanecerá durante toda a semana. “Acredito que vai ser especialmente interessante para a comunidade do IAG, que em grande parte não conhece a história daqui e não poderia ver em outro lugar esses artigos que vamos mostrar, que também podem interessar muito ao público de fora. Essa é a nossa ideia”, afirma Molina.

Tesouros do IAG

[cycloneslider id=”semana_cultural”]

.

Os horários, dias e locais de todas as mais de 150 atividades que compõem a 21ª Semana de Arte e Cultura da USP, em São Paulo e nos campi do interior, podem ser conferidos no site da Pró-Reitoria de Cultlura e Extensão Universitária (PRCEU) dedicado ao evento: http://prceu.usp.br/semanadearteecultura/eventos.