Sarampo volta a atingir países da América

Em muitos países, surto da doença viral é causado, principalmente, pela população que se recusa a tomar vacina

 16/03/2018 - Publicado há 6 anos

A América foi a primeira região do mundo a ser declarada livre de sarampo, mas 185 casos já foram registrados em países como Venezuela, Estados Unidos, Canadá, México, Peru e Brasil somente neste ano.

Segundo o Ministério da Saúde, os oito casos no Brasil aconteceram com venezuelanos que não foram vacinados na Venezuela e brasileiros de Roraima, mas os moradores da área já estão sendo vacinados.

Vacinação contra sarampo – Foto: Altemar Alcantara / Semcom via Fotos Públicas

Para Daniel Cardoso de Almeida e Araújo, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, uma das possíveis causas para o surto são as pessoas instruídas que não aceitam a vacinação. “Isso tem aumentado no Estados Unidos e em muitos países desenvolvidos da Europa.”

Além disso, Araújo alerta que os brasileiros que vão viajar devem estar vacinados contra a febre amarela para não transmitir a doença em outro país. Mas também devem ser vacinados, por exemplo, contra rubéola e sarampo, para não serem contaminados fora do País. Ouça a entrevista no link acima.

Por Giovanna Grepi


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.