São Paulo Fashion Week começa em meio à recuperação do setor têxtil

Segundo maior empregador do Brasil, indústria têxtil não passou ilesa por crise econômica

 29/08/2017 - Publicado há 7 anos
Logo da Rádio USP

Desde o último domingo (27), acontece a 44ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), conhecido também como Calendário Oficial da Moda Brasileira. Ao todo, 35 desfiles irão ocorrer até o próximo dia 31, no prédio da Fundação Bienal de São Paulo e em locações espalhadas pela cidade. 

Fashion Week, programação do principal evento de moda da América Latina – Foto: Fabio Arantes/ Secom

Para a professora Francisca Dantas Mendes, vice-coordenadora do curso de graduação Têxtil e Moda da USP, “o SPFW deu início à trajetória da moda brasileira, reunindo estilistas distribuídos pelo Brasil, apresentando os seus produtos e abrindo mercado para o setor têxtil divulgar os produtos nacionais”. O Brasil é considerado o quinto produtor têxtil do mundo, o segundo maior empregador da indústria de transformação (perdendo apenas para alimentos e bebidas, juntos), o segundo maior gerador do primeiro emprego e o quarto maior parque produtivo de confecção do mundo. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

O setor têxtil não passou ileso pela crise econômica, afirma Francisca, apontando a alta do dólar e do euro como elemento que explica a dificuldade da indústria em importar maquinário e matérias-primas, retraindo o mercado interno. Ouça a íntegra da entrevista, acima.  


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.