Roupas de compressão não melhoram desempenho de atletas

Roupas de alta compressão, baratas ou caras, são ineficazes, diz especialista

 04/05/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Nesta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre a eficácia das roupas de compressão, aquelas que apertam o corpo. O professor diz que “esse tipo de vestimenta é muito comum nos esportes de alto rendimento, como, por exemplo, a corrida, com o intuito de melhorar o desempenho do atleta”.

 Santiago traz trabalho científico, recém-publicado no periódico Sports Medicine, em que se analisou outros 23 estudos sobre o efeito das roupas de compressão e se constatou que “ roupas que apertam não foram associadas a um melhor desempenho no quesito corrida”.

Entretanto, o professor Santiago ressalta que “não foi encontrado em nenhum dos estudos resultados prejudiciais para a saúde. Então, o uso desses materiais deve ficar por conta do psicológico do atleta”. Ouça, no link acima, a íntegra da coluna do professor Paulo Santiago.

Por: Thainan Honorato


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.