Robôs são usados para divulgar notícias falsas na internet

Programas de inteligência artificial tem difícil identificação e participam em campanhas eleitorais

16/10/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 17/10/2017 as 14:24

Segundo o professor e diretor do Departamento da Engenharia da Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli) da USP, Edson Gomi, os chamados robôs são programas de inteligência artificial que podem ser usados para manipulação de informação na internet.

Ele explica que o mecanismo pode ser desde a simples captação e republicação de informações nas redes, para gerar mais audiência para determinado assunto, até a criação de notícias falsas. O agravante, no entanto, está no fato desses robôs comprovarem inteligência através da medição do teste de Turing, dificultando a distinção entre os usuários de pessoas reais e os de inteligência artificial.

Ele destaca que as empresas de redes sociais podem criar mecanismos de identificação das notícias falsas, mas devem ter cautela para que erros nesses processos não levem à censura.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.