Ricardo Alexino Ferreira comenta os riscos da história única

O colunista aponta as consequências de relatos que privilegiam a visão de um povo, negando a de outros

 19/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 24/04/2017 as 14:38

20161024_globo_colunistalexino
Divulgação

Na coluna “Diversidades” desta semana, o professor Ricardo Alexino Ferreira comenta como a historiografia ocidental evidencia a perspectiva de alguns povos, negando a de outros. No período colonial, os europeus afirmavam que estavam descobrindo novas terras que chamariam de Américas, mas ocultaram a existência de povos indígenas estruturados nessas terras. Ao retratar personagens históricos “bons”, como Jesus, geralmente se usa a imagem de um homem europeu, loiro e com olhos azuis, apesar de ser absolutamente mais plausível a ideia de que Cristo fosse um homem negro.

Para Alexino, essa visão eurocêntrica acaba por dividir o mundo entre Ocidente e Oriente, impondo aos muçulmanos orientais o estereótipo de terroristas. Ele aponta como esta divisão acaba por gerar a islamofobia, que é o sentimento de ódio ou repulsa em relação aos muçulmanos e ao Islamismo. O professor relativiza a noção de terrorismo, apontando que genocídios gravíssimos foram cometidos por potências ocidentais.

Acompanhe o comentário na íntegra:

logo_radiousp_790px

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.