Resistências a acordo entre Mercosul e União Europeia tendem a diminuir

Em sua coluna semanal, Rubens Barbosa volta a tratar das negociações entre os dois blocos, prestes a chegar a um bom termo

 27/02/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Prossegue em seus últimos dias, em Assunção, no Paraguai, as negociações envolvendo o Mercosul e a União Europeia, as quais o embaixador Rubens Barbosa considera muito importantes, uma vez que caminham para um bom termo, embora alguns pontos ainda estejam pendentes, como é o caso do setor agrícola. “A União Europeia aceitou aumentar um pouco as cotas, sobretudo de carne e açúcar, mas ainda isso não é satisfatório para o Mercosul”, diz o colunista. Segundo ele, há resistência por parte de agricultores na França quanto a esse aspecto da negociação entre os dois blocos comerciais.

Bens industriais, serviços e regras são outros pontos ainda pendentes, mas o lado positivo é o de que há uma predisposição de ambos os lados para avançar nas negociações e aparar as arestas ainda existentes em relação àqueles tópicos. Embora as perspectivas se mostrem incertas, Barbosa está razoavelmente otimista. “Eu acho que não vai haver, nessa negociação que se encerra estes dias, uma declaração ministerial de um pré-acordo, que seria muito importante”, observa o embaixador, antes de concluir: “Mas acho que estamos próximos disso e eu acho que, nos próximos meses, nós vamos ter uma reunião ministerial para que os países, de um lado e de outro, se coloquem em acordo em nível político”.

Rubens Barbosa volta a lembrar que essa negociação com a União Europeia é muito importante como forma de abrir espaço para futuros acordos com outros blocos comerciais.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.