Reprovação escolar pode ser um trauma para o estudante

Suporte emocional e comunicação são essenciais para o desenvolvimento escolar

 23/01/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

No final do ano letivo, muitos pais recebem a desagradável notícia de reprovação do seu filho. Como lidar com isso?

A reprovação é consequência de um processo construído ao longo do ano, então é importante a atenção dos pais e dos professores para entender o motivo do rendimento ruim. E agora, com o início do ano, eles precisam analisar esses motivos, que podem ser dificuldades com o ensino, problemas pessoais ou familiares, faltas ou desinteresse.

Repetir de ano normalmente é um trauma para o jovem estudante, pois gera tristeza, vergonha e ressentimento por conta da falta de maturidade em lidar com problemas.

De acordo com a professora Luciana Carla dos Santos Elias, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, é muito importante a comunicação entre os pais e a escola, pois o aluno precisa de apoio ao longo do ano.

Ouça a entrevista no link acima.

Por Vitória Junqueira


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.