Renovação de licença para uso de herbicida pela UE gera polêmica

Classificado pela OMS como provavelmente cancerígeno, o glifosato é o mais utilizado do mundo

 22/01/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

Em acordo, 18 dos 28 países-membros da União Europeia resolveram renovar a licença para o uso do glifosato na agricultura do bloco. O herbicida mais popular do mundo, manuseado para o controle de mato e ervas daninhas, foi classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como provavelmente cancerígeno, algo que ligou o alerta dos consumidores da cultura regional.

Sobre o assunto, a Rádio USP conversou com o professor Arquimedes Lavorenti, da  Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). Lavorenti, assim como órgãos europeus de segurança alimentar e controle de produtos químicos, defende que não existem provas suficientes para classificarmos o glifosato como cancerígeno.

O problema, no entanto, pode estar ligado à dosagem e ao tempo de exposição ao herbicida — algo que afetaria os aplicadores e trabalhadores da lavoura. Em entrevista, o professor Carlos Armênio Khatounian — também da Esaql — não nega a facilidade e eficácia da produção com agrotóxicos. No entanto, na opinião do especialista, os danos causados à terra não compensam a rapidez, e a cultura orgânica, mesmo demandando maior conhecimento, ainda é a melhor saída.

Ouça as entrevistas acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.