Renato Janine comenta o “politicamente correto”

Denegrir ou judiar são palavras que, séculos atrás, tinham sentido pejorativo: denegrir vem de negro e judiar de judeu

 17/08/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 19/04/2017 as 18:14

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Em sua coluna, o professor Renato Janine Ribeiro comenta sobre o politicamente correto, termo que surgiu em consequência de uma cultura, não só no Brasil como em todo o planeta, que durante muito tempo foi preconceituosa contra quem saía da normalidade, o que envolve não só questões de raça, classe ou sexo, mas também de quem possuía defeitos físicos. De um tempo para cá, esse tipo de atitude gerou revolta, a ponto de certas palavras não terem mais aceitação na sociedade.

Hoje, por exemplo, pode-se usar a palavra deficiente, mas a palavra defeito é evitada. O professor Janine acha justa a preocupação em verificar todos os momentos em que o preconceito aparece nas pessoas, salvo aqueles exageros que buscam até mesmo dar um outro contexto para o uso de palavras comumente usadas em nosso dia a dia.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.