Refugiados, um drama de nossa época

O grande problema é que há, por parte da população dos países europeus, uma rejeição aos refugiados; boa parte deles oriunda de países que, no passado, foram antigas colônias europeias

 26/10/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 17/04/2017 as 16:05

Logo da Rádio USP

logo_radiousp_790px
.

Refugiados em Calais - Foto: Wikimedia Commons
Acampamento de Calais – Foto: Wikimedia Commons

O noticiário internacional destacou esta semana a desativação de um campo de refugiados que funcionava no norte da França, o que chama a atenção para um drama dos nossos tempos. A ONU calcula em mais de 60 milhões o número de pessoas deslocadas por guerras e conflitos; uma em cada 113 pessoas no planeta é solicitante de refúgio.

Para Pedro Dallari, o drama dos refugiados é um indicativo de que a cidadania no mundo globalizado ainda não alcançou todo o planeta, pois a eles são negados direitos que a humanidade reconhece como fundamentais aos seres humanos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.