Reforma Trabalhista moderniza as relações de trabalho

Professor Alberto Borges Matias acredita num impacto positivo imediato na recuperação de empregos

 14/07/2017 - Publicado há 7 anos
Logo da Rádio USP
Para o professor Matias, os direitos dos trabalhadores estão garantidos – Foto: Valdecir Galor/SMCS

O texto base da Reforma Trabalhista aprovada pelo Senado Federal, nesta terça-feira (11/7), representa um avanço nas relações trabalhistas em dois aspectos. O primeiro nas negociações diretas entre empregados e empregadores. O segundo aspecto é que o fim do imposto sindical vai levar a relação entre o sindicato e seus filiados a uma outra perspectiva.

A análise é do professor Alberto Borges Matias, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP. Para o professor, os direitos dos trabalhadores estão garantidos, o que muda é a flexibilidade no uso desses direitos.

Segundo o professor, a modernização nas relações trabalhistas podem ter um impacto já imediato no mercado de trabalho, com recuperação na criação de empregos em alguns setores da economia.

Por Ferraz Junior


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.