Raquel Rolnik comenta prejuízos das novas regras para eleições municipais

Medidas como a redução do tempo de campanha de 90 para 45 dias devem empobrecer o debate sobre o futuro da cidade

 21/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 17/04/2017 as 17:37

Foto: Elza Fiúza/ABr
Foto: Elza Fiúza/ABr

Na coluna “Cidade para todos” desta semana, a professora Raquel Rolnik comenta as novas regras para as eleições municipais. O novo regimento foi aprovado pelo Congresso Nacional quando Eduardo Cunha ainda era presidente da Câmara dos Deputados. De todas as mudanças, a que mais repercutiu foi a proibição do financiamento empresarial de campanha, mas este não era o único termo importante do novo texto.

O tempo total de campanha, por exemplo, foi reduzido de 90 para 45 dias. Raquel considera o período muito curto e acredita que, com o agravante de coincidir com os jogos olímpicos, a discussão sobre as políticas municipais deve ficar sucateada. Para ela, isso prejudica o debate sobre o futuro da cidade e garante que aqueles com mais dinheiro e poder continuem tendo mais espaço e alcance durante a campanha.

Acompanhe a íntegra da coluna:

Logo da Rádio USP

logo_radiousp

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.