Queda no setor agropecuário afeta os índices de desenvolvimento

Consumo e investimento crescem com o PIB, explica Nakabashi

 06/12/2017 - Publicado há 6 anos

Na coluna “Reflexão Econômica” desta semana, o professor Luciano Nakabashi fala sobre o Produto Interno Bruto (PIB), que neste trimestre foi o menor do ano, com aumento de apenas 0,1%. O professor explica que, se for analisar separadamente cada setor, o desenvolvimento está ganhando corpo: “Os serviços, por exemplo, tiveram um crescimento de 0,6%, e a indústria, de 0,8%”. Para o professor, a queda de 3% no setor da agropecuária teve relação com o baixo porcentual do PIB deste trimestre.

Mesmo sendo pequeno, diz Nakabashi, o crescimento está colaborando para o desenvolvimento das demais áreas. “Dois fatores que vêm chamando a atenção são os de consumo e de investimento, que, mesmo representando uma pequena parcela do PIB, este ano foi maior do que o do ano anterior.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e analisados por Nakabashi, o índice de desemprego no Brasil diminuiu. Ouça, no link acima, a íntegra da coluna do professor Luciano Nakabashi.

Por: Thainan Honorato


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.