Queda no desemprego aponta saída da recessão

Luciano Nakabashi alerta que saída da recessão não indica recuperação da economia

 02/08/2017 - Publicado há 7 anos

O professor Luciano Nakabashi afirma que a queda na taxa de desemprego, divulgada recentemente, é um sinal claro de que saímos da recessão, apesar de não ser decisivo em relação à recuperação da economia. A tendência é que o mercado de trabalho fique estável em 2017, principalmente no setor formal, pois ainda há capacidade ociosa nas empresas.

Para 2018, segundo Nakabashi, espera-se uma recuperação lenta do mercado de trabalho, e uma economia crescendo de forma um pouco mais vigorosa. Há um processo de queda de juros, que estimula a demanda, e as famílias e empresas estão menos endividadas. Além disso, é necessário que o governo avance com a agenda de reformas, importante para manter um crescimento sustentável posterior a 2018.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.