Proteção da biodiversidade depende de corredores ecológicos

Estratégia combate a fragmentação de florestas e busca garantir a livre circulação de espécies animais

Segundo José Pedro Costa, secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (SBio-MMA), diante do atual quadro ambiental, os corredores ecológicos e a conexão das paisagens são um importante conceito na busca de garantir a biodiversidade. Os corredores protegem espécies animais e garantem sua circulação ao evitar fragmentação de florestas.

Ele explica que o conceito já é trabalhado há vários anos e iniciativas do governo com os pesquisadores já existem. No entanto, Costa, que é professor aposentado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, pondera que a dificuldade do governo é transformar os sofisticados projetos dos pesquisadores em políticas públicas.

O SBio-MMA e o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP discutem sobre o tema no evento Corredores Ecológicos e Conectividade da Paisagem, no dia 26 de julho, às 9h.

Mais informações no site do evento.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.