Projeto aprovado em comissão quer proibir progressão automática

Justificativa considera que aprovação compulsória seja a causa da baixa qualidade da educação brasileira

 25/08/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou um projeto de lei que proíbe a progressão automática de alunos no ensino básico. A justificativa é que tal procedimento seria a causa do baixo desempenho dos alunos.

Segundo o professor da Faculdade de Educação (FE) da USP, Ocimar Alavarse, o projeto segue uma lógica errada na compreensão do desempenho escolar. Ele explica que o aproveitamento dos alunos está associado ao nível socioeconômico, e não à aprovação ou retenção ao final do ano letivo.

Além disso, o professor esclarece que o rendimento acadêmico de alunos é maior quando é realizada a progressão continuada, com a companhia de seus colegas de turma originais. Por outro lado, a repetição de ano acaba por estimular a evasão escolar em vez de promover o aprendizado.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.