Programação da Rádio USP apresenta novos colunistas

De segunda a sexta-feira, os colunistas terão um espaço de cinco minutos na grade, para fazer considerações referentes a suas áreas de atuação

 02/05/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 10/05/2016 as 0:40

20160502_colunistas1A Rádio USP iniciou sua nova série de colunistas que integram a programação da emissora, tratando de temas da atualidade. De segunda a sexta-feira, quatro deles terão um espaço de cinco minutos na grade, para fazer considerações referentes a suas áreas de atuação. A participação dos colunistas acontecerá das 8h30 às 10h30 e será repetida no final da tarde. A maioria é formada por professores da USP.

Abrindo a série, os professores Marília Fiorillo, Gilson Schwartz, Carlos Eduardo Lins da Silva e Paulo Saldiva.

Em sua coluna “Conflito e Diálogo”, a professora de Filosofia Política da ECA Marília Fiorillo analisa a retórica do candidato presidencialista norte-americano Donald Trump. Para ela, Trump é um ser desprovido de retórica, comportando-se como um bufão.

Ouça aqui:

Na coluna “Iconomia”, o professor Gilson Schwartz, diretor para a América Latina da rede internacional Games for Change, define o termo, que ele associa ao desenvolvimento tecnológico. Iconomia seria a capacidade do homem de entender e de criar códigos em uma época que exige intenso domínio dos signos.

Ouça aqui:

Já o jornalista e professor Carlos Eduardo Lins da Silva, na coluna “Horizontes do Jornalismo”, comenta a atual tendência da imprensa em cultivar comentários polarizados, racistas, ofensivos e sexistas.

Ouça aqui:

Em sua coluna “Saúde e Meio Ambiente”, o professor da Faculdade de Medicina da USP Paulo Saldiva aborda a questão das cidades em sua relação com as doenças. Na visão de Saldiva, as cidades, ao mesmo tempo que fascinam como metrópoles desenvolvimentistas, surgem como focos potenciais de doenças geradas pelo próprio crescimento urbano.

Ouça aqui:

Acompanhe os colunistas da Rádio USP aqui.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.