Programa de Metas permite acompanhamento de propostas eleitorais

Iniciativa promove audiências públicas, sugestões da população e prestação de contas pela Prefeitura

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Fruto de um esforço da sociedade civil, uma mudança na lei orgânica do município estabeleceu que a Prefeitura disponibilizasse um programa de metas aos cidadãos. O projeto exige que os objetivos vinculados às propostas eleitorais sejam colocados ao público para acompanhamento das políticas.

O líder do Grupo de Pesquisa Governança Global, Direitos Humanos e Democracia do Instituto de Estudos Avançados (IEA),  Murilo Gaspardo, explica que a iniciativa tem como objetivo qualificar o debate eleitoral, a incorporação de uma cultura de planejamento da administração pública e criar um novo mecanismo para o fortalecimento do controle social.

Imagem: Reprodução/Divulgação

O pesquisador diz que, em estudo da adoção do Programa de Metas em dez municípios do Estado de São Paulo, não houve eficiência. Para maior eficácia, ele afirma que é necessário pressão social no acompanhamento e utilização da ferramenta.

O IEA debate o uso do Programa de Metas na capital paulista no dia 22 de maio. Mais informações na página do evento.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados