Professor diz que no reino da Internet a vida humana tende a ser mais confortável

Para Luli Radfahrer, o impacto da Internet na vida das pessoas vai ser cada vez maior

 20/05/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 06/04/2017 as 19:28

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Acesso integral a internet muda hábitos, Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O domínio da Internet sobre todas as coisas é o tema da coluna desta semana do professor Luli Radfahrer. Ele se refere àquele momento em que a Internet deixa o computador, o tablet ou o celular para ser incorporada por uma série de outros objetos (roupas) e veículos (carros, ônibus etc), em todo e qualquer lugar. Pequenos censores conectados em tempo integral à Internet avisam quando alguma coisa mudou.

Num cenário de ficção científica, nos Estados Unidos já é comum o uso de termostatos conectados à rede mundial de computadores. Um sujeito a caminho de sua residência pode enviar uma mensagem no sentido de aquecer a moradia para que se sinta mais confortável ao chegar em casa. E assim por diante.

Segundo o professor Luli, o impacto na vida das pessoas vai ser enorme. Basta dar asas à imaginação e pensar numa geladeira ou num chuveiro ligados à Internet. E o que dizer de um carro conectado à rede, eliminando a figura do motorista, que não se preocupará mais em dirigir o veículo e passará a ser um mero passageiro ?

O colunista da Rádio USP prevê que novas interações vão surgir, e que elas tendem a tornar a vida do ser humano na Terra muito mais confortável. Mas tudo isso, observa ele, também implica em riscos, principalmente para a segurança e a privacidade das pessoas.

Logo da Rádio USP

logo_radiousp


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.