Prevenir doenças virais no espaço urbano é questão de gestão

O desafio é encontrar formas de controle dos mosquitos sem apelar para métodos prejudiciais à saúde, como os inseticidas

 23/04/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Como prevenir os surtos de doenças virais no meio urbano?  Segundo o professor Paulo Saldiva, o combate ao mosquito transmissor de moléstias como dengue, zika ou febre amarela – esta no meio silvestre – tem sido parte integrante da rotina de preveni-las, na falta de uma vacina eficaz para algumas delas. A borrifação intensa de inseticida é utilizada nas cidades com maior dificuldade no controle dessas doenças.

O problema é que alguns inseticidas podem provocar danos à saúde, principalmente em crianças. Moral da história: a gestão do espaço urbano e saneamento ainda continua contribuindo para o adoecimento da população.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.