Prevenção do câncer de pele deve ser feita até em dias nublados

Hospital das Clínicas realiza mutirão de exames para diagnóstico precoce de lesões graves e tratamento

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

O câncer de pele é um risco maior no verão, devido a grandes exposições que as pessoas têm ao sol ao irem à praia, por exemplo. No entanto, o diagnóstico precoce permite que a chance de cura seja de até 90%.

Segundo a dermatologista e médica preceptora de cirurgia dermatológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM) da USP, Paula Yume, falta ainda prevenção tanto por pessoas com maior risco de desenvolver câncer de pele (pessoas brancas, de olhos claros e cabelo loiro ou ruivo) quanto por aquelas mais morenas.

Ela explica que não é somente o rosto que deve ser protegido, mas todas as outras partes expostas ao sol devem receber o protetor, mesmo em dias nublados ou de chuva. Um dos fatores de risco é a exposição desde a infância, pois o prejuízo na pele é cumulativo.

A doutora também explica as diferenças entre as lesões de pele mais leves e aquelas do tipo melanoma, que são mais preocupantes.

No próximo sábado (2), das 9h às 15h, o Hospital das Clínicas oferecerá  atendimento para diagnosticar possíveis casos de câncer de pele. As pessoas que apresentarem suspeitas serão cadastradas para investigações mais aprofundadas. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.

 

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados