Prevenção contra drogas é tema de nova coluna na Rádio USP

Iniciativa promove a conscientização de adolescentes sobre o consumo de drogas

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

A partir do dia 19 de setembro, às 10h, vai ao ar a nova coluna “Dr. Bartô e os Doutores da Saúde”. O professor da Faculdade de Medicina (FM) da USP, o pediatra João Paulo Lotufo, explica que o consumo de drogas por adolescentes é especialmente prejudicial para o desenvolvimento do cérebro.

“Dr. Bartô e os Doutores da Saúde” em Dentes em Fúria contra o Tabacobaco – Foto: Divulgação / Dr. Bartô

Segundo dados coletados pelo projeto Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, nas escolas em que foram realizadas ações de conscientização, 60% dos menores de 17 anos já consumiram álcool, 20%  fizeram utilização da maconha e 6% do crack. O professor Lotufo alerta que a proporção de dependentes entre os adolescentes que já consumiram drogas é de um quinto.

Diante desse cenário, o colunista explica que o projeto promove ações de conscientização nas escolas e também discute o assunto nas consultas pediátricas, com breves orientações e alertas.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados