Preço do petróleo não para de cair no mercado internacional

A Petrobras anunciou, há poucos dias, mais uma redução no preço do óleo diesel e da gasolina

 26/06/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

O preço internacional do petróleo caiu abaixo de US$ 45 o barril pela primeira vez este ano, sustentando um dos ciclos de queda mais longos dos últimos tempos. Os preços do petróleo caíram mais de 20% desde o começo de 2017, na mais intensa queda desde 1997. Segundo o professor Gilson Schwartz, os países produtores não se entendem quanto a uma política de cortar oferta e reduzir a produção, a fim de forçar o aumento de preços.

A verdade, ainda segundo o colunista, é que os negociadores do óleo esperam que o preço caia ainda mais. Os estoques não param de crescer, ao passo que a Rússia já prometeu fazer o que for possível para reequilibrar o mercado. No Brasil, o preço da gasolina vem caindo sem parar nos últimos seis meses, a ponto de ter se tornado fonte de desinflação, favorecendo a deflação. Mais um motivo para que o Banco Central continue a manter uma política de juros baixos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.