Pint of Science lota bares e mostra interesse pela ciência

Evento que nasceu em Londres cresceu rapidamente no país e estará presente em 56 cidades brasileiras

14/05/2018 - Publicado há 6 anos

Pela primeira vez, o Festival Pint of Science acontecerá em bares e restaurantes de todas as regiões do país. Durante o festival, moradores de mais de 50 cidades brasileiras poderão conversar com pesquisadores de diferentes áreas sobre suas pesquisas e o impacto da ciência na sociedade de uma forma descontraída, sem necessidade de inscrição ou conhecimento prévio sobre o tema. A ideia é aproximar os cientistas do público em geral e discutir sem formalidade. Natália Pasternak, coordenadora nacional do evento e pesquisadora colaboradora do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, falou sobre o Pint of Science 2018.

Ela comenta como o evento cresceu rápido no Brasil. Em 2015, aconteceu em apenas uma cidade. Em 2016, foram 7. No passado, 12, e agora são 56. A principal característica do festival é que ele tem que ser feito em bar ou restaurante. “As pessoas ficam mais à vontade para perguntar e o cientista fica mais à vontade para falar numa linguagem simples. Esse tipo de linguagem e o ambiente favorecem muito que a discussão realmente aconteça, que as pessoas possam realmente tentar entender como a ciência funciona, aproveitar que o cientista tá ali disponível, batendo papo no bar, é um modelo que funciona muito”, conta a organizadora. Segundo ela, o evento do ano passado teve bares e restaurantes lotados.

O Pint of Science busca cobrir todas as áreas do conhecimento, englobando desde as ciências duras até as humanidades. Natália Pasternak explica que sempre há os assuntos que estão “na moda” naquele ano, porque são os que mais apareceram na mídia. Nesse ano, os assuntos em destaque são a febre amarela, fake news, e Inteligência Artificial, pois foram muitos os avanços nessa área. O Festival acontece nos dias 14, 15 e 16, sempre no final da tarde, por volta das 19h. Você pode conferir os bares e restaurantes participantes consultando a programação do evento.

Jornal da USP no Ar, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.