PIB de 0,2% mostra que País estacionou no fundo do poço

Dados do IBGE do segundo semestre deste ano revelam que indústria teve queda de 0,5% e serviços cresceram 0,6%

 04/09/2017 - Publicado há 7 anos
Logo da Rádio USP

O PIB, Produto Interno Bruto, cresceu 0,2% no segundo trimestre deste ano, em relação ao primeiro trimestre. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 1º de setembro, pelo IBGE. Em valores, o PIB do segundo trimestre somou um R$ 1,639 trilhão.

Os dados mostram que o País chegou no fundo do poço – Fotomontagem sobre imagens de Marcos Santos / USP Imagens

Entre os setores produtivos, a agropecuária teve crescimento zero, os serviços tiveram crescimento de 0,6%, mas a indústria apresentou queda de 0,5%.

Aliado ao desempenho do PIB, outro importante componente da economia, a taxa de desemprego, segundo a PNAD Contínua, a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio, também do IBGE, apresentou recuo no último trimestre em relação ao período anterior. Fechou em 12,8% contra 13,6%.

Os dados mostram que o País chegou no fundo do poço e estacionou. Se, por um lado, deixou de piorar, por outro lado os sinais de recuperação ainda estão longe de ser percebidos.

A análise é do professor Júlio Manoel Pires, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP.

Por Ferraz Jr.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.