Pesquisa revela impactos das mudanças climáticas na saúde humana

Diagnóstico alerta para os riscos do futuro e para controles ambientais relacionados à qualidade de vida

Relatório oferece base para planejamento de políticas públicas em favor das melhorias climáticas – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O relatório inédito Lancet Countdown será lançado amanhã, 31, às 9h,  no anfiteatro principal da Faculdade de Medicina da USP. O estudo multidisciplinar aponta os efeitos climáticos na saúde humana e conta com a parceria do IEA (Instituto de Estudos Avançados).

O professor da Faculdade de Medicina da USP, Paulo Saldiva, explica que o trabalho sinaliza tendências do futuro. Segundo ele, o levantamento dará base ao poder público para planejar um serviço de saúde que atenda às consequências das chuvas, tais como o controle da rede de esgoto, para que as ruas não inundem e, como consequência, transmitam doenças infecciosas.

O médico afirma que a pesquisa analisa questões migratórias pela falta de água e como tornar o mundo menos desigual do ponto de vista ambiental, a fim de impedir que a sociedade agrave as crises já existentes no planeta. O evento será gratuito, aberto ao público e terá transmissão ao vivo pelo site. Inscrições aqui.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.