Pesquisa mostra que mal de Parkinson pode ser autoimune

Estudos de pesquisadores norte-americanos podem ajudar a entender os gatilhos que detonam o início da doença

Por - Editorias: Atualidades, Rádio USP

Pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, ao analisarem amostras de tecido cerebral pós-morte, descobriram que os neurônios produtores de dopamina exibem antígenos. Os antígenos são células marcadoras que o sistema imunológico usa para reconhecer um alvo. A pesquisa revelou que as pessoas com Parkinson mostram uma resposta imune a esses antígenos

O professor Vitor Tumas, do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, analisa os impactos que essa descoberta pode trazer para as pesquisas.

Para ele, ainda é um mistério para a ciência saber como se processa o início da doença, e essa pesquisa pode, no futuro, lançar luz sobre esse problema.