Persistência é crucial para sucesso de startups e empreendedores

Arena Santander promove eventos que pretendem estimular interessados em empreender com inovação e tecnologia

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

jorusp

Uma parceria firmada em 2017 entre o Banco Santander e a Agência USP de Inovação resultou na criação da Arena Santander, um importante espaço de troca de conhecimentos. O objetivo da iniciativa, que atua realizando palestras, debates e workshops, é incentivar os interessados em inovação e tecnologia a discussões sobre temas como economia, negócios e trajetórias profissionais.

Ana Costa, psicóloga, mestre em gestão de pessoas, especialista em Psicologia do Trabalho e uma das palestrantes parceiras da Arena Santander, comenta algumas das características essenciais a um empreendedor de sucesso. Antes de tudo, Ana diz que é preciso que o profissional defina o que, para ele, significa uma carreira bem sucedida. A partir daí, é necessário um aprofundamento no processo de autoconhecimento, para que se determinem os propósitos de sua ação. Além de pôr em prática o planejado, a psicóloga lembra que é necessário persistência e capacidade de análise do curso das ações, com seus erros e acertos. Ela conclui dizendo que hoje o viés empreendedor é uma realidade dos profissionais de um modo geral.  

Ribeiro, gerente financeiro de novos negócios, também é convidado de eventos promovidos pela Arena Santander. O tema de suas exposições são as startups e as peculiaridades dessa modalidade de serviço. Ribeiro comenta que um dos diferenciais dessas empresas é o impacto que causa no mundo e no mercado a partir da inovação e tecnologia. Além disso, ele diz que a hierarquia em uma startup é muito mais flexível e que o poder de influência sobre as ações independem do cargo ocupado. O autocrescimento é imperativo para as startups, que atuam aprendendo a partir de testes, dado que suas ações não se baseiam em conhecimentos já estabelecidos na área. Até por isso, Ribeiro conclui que a persistência é essencial para esses profissionais.

Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Textos relacionados