Para professor da USP, aumento do desemprego no segundo trimestre já era esperado

No trimestre que se encerrou em junho, 656 mil trabalhadores foram colocados fora do mercado

 08/08/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 15/08/2016 as 14:58

Ouça a entrevista concedida pelo professor Hélio Zylberstajn à repórter Sandra Capomaccio:

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia  e Estatística) apontou que o desemprego atingiu 11,3% no segundo trimestre de 2016. Para o professor Hélio Zylberstajn, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) das USP, os resultados já eram esperados. De acordo com ele, a continuidade do processo de recessão e a aparente incapacidade de recuperação da economia resultaram em 656 mil novos desempregados somente no trimestre encerrado em junho.

O professor ressalta a importância de analisar com cuidado os números divulgados pelo IBGE. A pesquisa aponta a criação de 160 mil novas vagas no período analisado, mas é necessário observar que estes postos foram disponibilizados para funções sem carteira assinada. Segundo Zylberstajn, isto mostra a desvalorização e a queda da qualidade do trabalho.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.