Para os esportistas, dormir é tão importante quanto treinar

Dormir ajuda na prática esportiva e treinar ajuda para uma boa noite de sono, afirma o professor Paulo Roberto Santiago

 09/02/2018 - Publicado há 6 anos

Nesta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre a importância do sono na prática esportiva. O professor comenta uma revisão da literatura publicada na Sports Medicine, sobre os efeitos da restrição do sono na prática esportiva, e explica sua importância para o desempenho.

Santiago ressalta que já foi comprovado cientificamente que o sono é um fator crítico para o quesito cognitivo, igualmente para a perda de desempenho atlético. “Neste trabalho, grande parte dos estudos comprovaram que os efeitos da falta do sono são negativos, entretanto, ainda existe uma lacuna sobre algumas atividades, como no fator de força máxima ou no papel de controle bruto.”

Para o professor, “os estudos relacionados ao sono ainda são escassos, principalmente no quesito desempenho em competições, fora a falta de informações sobre a qualidade e a quantidade de sono necessárias para um atleta”.

Uma outra vertente apresentada por Santiago é o quanto o esporte é essencial para uma boa noite de sono. “Quanto maior é a carga de exercício feita durante o dia, melhor é a qualidade do sono.” Ouça no link acima a íntegra da coluna do professor Paulo Roberto Pereira Santiago.

Por:  Thainan Honorato

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.