Os perigos da acrilamida em alimentos aquecidos

A substância, considerada cancerígena, pode ser liberada por alimentos que contenham amido

 19/06/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP
Pão na Chapa – Foto: Judgefloro via Wikimedia Commons CC BY-SA 4.0

Um inocente café, acompanhado de pão na chapa, pode representar perigos insuspeitos. É que existe o risco da formação da acrilamida – substância categorizada como cancerígena na década de 1990 -, que ocorre quando alimentos ricos em amido são cozidos ou fritos. Ela é responsável por causar câncer em certos animais, informa o professor de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP, Ulysses Ribeiro Júnior, que cita testes realizados na Europa e nos EUA. Recentemente, um juiz da Califórnia determinou que diversos estabelecimentos alertassem seus consumidores sobre a presença da acrilamida no café e em outros produtos.

O professor da FM-USP explica que alguns alimentos – principalmente aqueles que misturam aminoácidos, açúcares e gorduras -, quando expostos a altas temperaturas, desenvolvem uma reação química capaz de produzir a acrilamida, a qual, no meio industrial, é usada para fins benéficos, como o tratamento de água. De todo modo, para evitar problemas à saúde, Ulysses Ribeiro recomenda cautela com o consumo em excesso de produtos que contenham amido, principalmente se aquecidos. Vale, mais uma vez, portanto, o alerta para a necessidade de se adotar uma dieta balanceada, sempre privilegiando as frutas, legumes e verduras em detrimento da ingestão abusiva de alimentos gordurosos e ricos em carboidratos. Acompanhe a entrevista, na íntegra, pelo link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.