Os incríveis efeitos das lentes gravitacionais

Entre outras coisas, elas permitem a observação de objetos distantes no espaço com riqueza de detalhes

 19/04/2017 - Publicado há 7 anos
Por

Logo da Rádio USP

Não se engane. Quando falamos lentes gravitacionais não estamos nos referindo a nenhum instrumento construído pelo ser humano, mas sim a um fenômeno físico de gigantescas proporções que acontece no espaço.

Um corpo de grande massa (ou seja, que gera alta força gravitacional) entre uma estrela e quem a observa distorce o espaço-tempo e produz este fenômeno óptico. Assim, quando o objeto observado está totalmente alinhado com o centro da lente gravitacional e o observador, o objeto forma um anel em torno do centro de massa da lente.

Previstas por Albert Einstein e confirmadas bem depois por telescópios modernos, essas lentes gigantescas auxiliam os cientistas até mesmo no entendimento do início do Universo. Ouça o astrofísico João Steiner em sua coluna Entender Estrelas.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.