Odontologia da USP lança guia de orientação para pacientes com câncer

A professora Marina Gallottini fala sobre a relação entre a odontologia e os casos de câncer de cabeça e pescoço

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail
Foto: USP Imagens
Foto: USP Imagens

A Faculdade de Odontologia (FO) da USP está lançando um guia de orientação para pacientes submetidos à radioterapia para tratamento de câncer de cabeça e pescoço.

A jornalista Simone Lemos entrevistou a professora Marina Gallottini, coordenadora do Centro de Atendimento a Pacientes Especiais (Cape), que diz ser fundamental a colaboração entre dentistas e oncologistas para garantir a qualidade de vida de pacientes submetidos a esse tipo de tratamento, uma vez que a radioterapia deixa sequelas importantes, como, por exemplo, a redução na capacidade de produzir saliva – com tudo que isso implica de desconforto para os doentes de câncer de cabeça e pescoço –  e a inflamação das mucosas bucais.

“A ação do dentista antes, durante e depois do tratamento, é fundamental para o sucesso do mesmo”, diz Marina. Daí a importância de uma orientação especializada, que é o objetivo primordial desse guia. Segundo ela, o folheto, originalmente desenhado para atender pacientes e seus familiares, está sendo muito utilizado pelos próprios dentistas, razão pela qual já se está pensando em criar um guia semelhante direcionado a esses profissionais.
.

logo_radiousp

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados