O protecionismo em tempos de globalização

No entendimento do embaixador Rubens Barbosa, o mundo está mudando e o protecionismo é uma tendência em expansão

 19/09/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

.
O protecionismo na globalização é o tema da coluna desta semana do embaixador Rubens Barbosa. Ele observa que, embora a globalização tenha vindo para ficar, há uma tendência a um novo protecionismo nas relações comerciais entre os países. Na reunião do Brics, recentemente, foram feitas críticas a isso. O presidente Michel Temer chegou a dizer que os países deveriam respeitar as regras em vigor.

“A maneira como o protecionismo era exercido até aqui, através de restrições tarifárias, está se sofisticando”, afirma ele, que cita como exemplo o caso dos EUA, que criaram uma comissão de investimento estrangeiro para fusões e aquisições. O grande temor é o crescimento da economia chinesa. Ainda segundo o colunista, essa tendência ao protecionismo tende a se expandir.

Acompanhe no link acima o comentário do embaixador Rubens Barbosa em sua coluna “Diplomacia e Interesse Nacional”.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.