O legado de um físico brasileiro para a astronomia

João Steiner explica como o conhecimento sobre a evolução das estrelas avançou com o trabalho de Mário Schenberg

Um grande nome brasileiro deu importantes contribuições para a ciência mundial. Além de trabalhos importantíssimos na física, sua área de origem, Mário Schenberg (1914-1990) também deixou um legado relevante para a astronomia e a astrofísica.

Em sua coluna semanal na Rádio USP, o professor João Steiner destaca o trabalho de Schenberg, seu amigo pessoal, no entendimento de como se dá a evolução das estrelas. Ele lembra também que Schenberg ajudou a descrever as reações nucleares que acontecem durante a explosão de uma supernova (evento que se dá durante os estágios finais de algumas estrelas), incluindo no modelo a participação do neutrino, partícula elementar da matéria até então não considerada.

Ouça em “Entender Estrelas” no áudio acima.