O fim da guerra fiscal entre municípios

Lei sancionada no final de dezembro do ano passado prevê a cobrança de imposto sobre serviços de “streaming”

 10/01/2017 - Publicado há 7 anos

Acompanhe a entrevista do jornalista Ferraz Jr. com o professor Silvio Nakano (Fearp-USP):

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px
.

Foto: Visualhunt
Foto: Visualhunt

Para acabar com a guerra fiscal entre os municípios  e reduzir o valor do Imposto Sobre Serviços (ISS), o presidente Michel Temer sancionou, no dia 30 de dezembro do ano passado, a Lei Complementar 157/2016 que entrará em vigor no começo de abril.

Para o professor Silvio Nakano, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP de Ribeirão Preto, a lei complementar é importante, por um lado, porque acaba com a guerra fiscal entre municípios brasileiros.

A regulamentação na cobrança do ISS também atinge os serviços de disponibilização, sem cessão definitiva, de conteúdos de áudio, vídeo, imagem e texto pela internet. Os serviços de streaming, como Netflix e Spotify, passam a pagar ISS, no caso à cidade de São Paulo, onde estão baseados. O professor Nakano acredita ser correta a medida, porque acaba com uma distorção do mercado.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.