O Brasil de ontem retratado no Brasil de hoje

A canção “Brasil”, de Cazuza, na voz de Gal Costa, dava voz a uma geração que não se encantava com a realidade brasileira

 11/05/2017 - Publicado há 7 anos

O colunista Guilherme Wisnik continua a série, iniciada em sua coluna do último dia 4, sobre canções do passado que voltaram a ser atuais nos tempos de agora. Na coluna anterior, ele citava a canção Aluga-se, de Raul Seixas, composta nos anos 1980. Da mesma década, precisamente de 1988, é a canção Brasil, de Cazuza, gravada, entre outros, por Gal Costa, que se tornou uma espécie de hino da Nova República, iniciada em 1985, a qual fechava o ciclo da ditadura militar no Brasil, abrindo caminho para aquele que seria um novo País. Na época, Brasil representava a voz de uma geração que não se identificava com a realidade de então.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.