Número de obesos não para de crescer no Brasil

A obesidade chega a 53,9% da população brasileira, porcentual que inclui crianças e adultos

 22/02/2017 - Publicado há 7 anos

logo_radiousp790px

A obesidade não para de crescer na população brasileira. Dados inéditos, divulgados pelo Ministério da Saúde, revelam que a obesidade cresce até mesmo entre os que possuem plano de saúde privado.

Uma pesquisa feita pelo Ministério, em parceria com a Agência Nacional de Saúde Suplementar, aponta que o número de pessoas acima do peso ideal entre os usuários de plano de saúde cresceu 36% nos últimos sete anos. Hoje, atinge 17% desses usuários.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Por outro lado, as cirurgias para emagrecer também crescem. Este ano, mais de 100 mil pessoas devem passar pelo procedimento, contra 94 mil no ano passado.

Entre a população em geral, considerando crianças e adultos, a obesidade chega a incríveis 53,9% da população brasileira. Entre a população adulta, pouco mais de 50% são obesos.

Para o nutrólogo e professor José Ernesto dos Santos, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão, a obesidade é um grave problema de saúde pública. Para ele, está tudo errado, desde a mídia, que incentiva o consumo que leva à obesidade, até o Estado, que falha em prevenir a população.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.