Nova coluna da Rádio USP abordará a digitalização da cultura

Professora da FAU diz não haver mais distinção entre mundo real e virtual, e analisa a arte em tempos digitais

Giselle Beiguelman, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, é um dos nomes que integram a lista de novos colunistas da Rádio USP. Sua coluna, “Ouvir Imagens”, trará discussões acerca dos aspectos da cultura nos dias atuais. A produção, a compreensão e o consumo de arte, entendidos, hoje, a partir da digitalização dos conteúdos, guiará as análises semanais. Sendo o digital a realidade, entender o mundo virtual como distinto da vida real é anacronismo, segundo a professora.  

Giselle Beiguelman, artista e professora da FAU – Foto: Leila Fujii

Ao mesmo tempo em que os novos formatos de arte, que emergem com a cultura digital, se tornam mais acessíveis e dinâmicos, novos desafios se colocam para a sociedade. As formas de rastreamento, controle e vigilância de conteúdos também se desenvolveram. A censura por rastreamento, feita à base de algoritmos, é, ainda, um terreno a ser desvendado e carece de códigos éticos que a regulamentem.

Como a arte se relaciona com essas e outras questões é o que você acompanhará semanalmente, a partir de 5 de março, na coluna “Ouvir Imagens”, segundas-feiras às 8h.

Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.

Textos relacionados