Mundos extragalácticos: encontrados planetas fora da Via Láctea

Cientistas comprovaram a existência destes planetas utilizando o efeito das microlentes gravitacionais geradas por um quasar

Dentro da Via Láctea, mais de 3.500 planetas já foram encontrados com o uso de telescópios especiais. Mas, no mês passado, cientistas de uma universidade norte-americana anunciaram ter identificado planetas além da nossa galáxia. Os astrônomos já imaginavam haver planetas fora da Via Láctea, mas até então isso não havia sido comprovado. Até porque a galáxia analisada está localizada a 3,8 bilhões de anos-luz de distância da Terra, tornando impossível a observação direta de seus planetas.
Efeito de microlentes gravitacionais foi o método utilizado para identificar planetas fora da galáxia – Foto: Nasa

Como isso foi possível e o que esperar dessa descoberta é o que nos conta o professor João Steiner, em sua coluna desta semana para a Rádio USP. Ouça no áudio acima em “Entender Estrelas”.