Mulheres indianas retratam opressão e violência em sua literatura

Pesquisadora comenta os numerosos casos de estupros na Índia e como eles têm sido denunciados

 12/09/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 13/09/2017 as 14:49
Por


Na Índia, o estupro é um problema recorrente. Segundo dados da Fundação Thomson Reuters, o país é um dos piores lugares do mundo para uma mulher viver — o pior entre os países do G20.

Epidemia de estupros torna a Índia um dos piores lugares do mundo para uma mulher viver – Foto: Matthieu Aubry / Flickr-CC

Depois de dominar os noticiários em julho, com o caso da garota de dez anos grávida após ser abusada por um parente, o mês de agosto terminou com protestos contra a condenação do guru Gurmeet Ram Rahim Singh, acusado de estuprar duas adeptas de sua seita.

Regiane Corrêa, doutora pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e presidente da Brindarc, a Brasil-Índia Associação de Redes de Conhecimento, fala sobre como o crime é visto pela sociedade indiana, como vivem as mulheres no país e como a violência tem sido denunciada.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.