Mudanças para dependentes na declaração do Imposto de Renda

Fraude e malha fina são principais motivos para nova norma que entra em vigor no ano que vem

 27/11/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 04/01/2018 as 9:12
Por

A declaração do Imposto de Renda vai sofrer mudanças a partir do ano que vem. Em 2018, quando se faz a declaração do ano de 2017, os dependentes com mais de oito anos de idade deverão ter inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Na declaração de 2019, quando se faz a declaração de 2018, todos os dependentes deverão ter número de CPF. O professor Silvio Hiroshi Nakao da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP explica que essa mudança é para reduzir o número de declarações na malha fina e diminuir o número de fraudes por parte da população.

“Existem algumas fraudes que são cometidas, por exemplo, colocar dependentes que são fictícios, ou colocar o mesmo dependente em mais de uma declaração, ou dependentes que não poderiam ser dependentes, então a Receita Federal agora está impondo essa obrigatoriedade de ter CPF para todos os dependentes”, completa.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.